CAASPNotíciasSaúde e Benefícios

Advocacia paulista pode relatar, em tempo real, problemas por meio do App Radar OAB SP

By 13 de maio de 2020fevereiro 10th, 2021No Comments

A OAB São Paulo disponibiliza para a Advocacia o aplicativo Radar OAB SP, ferramenta criada para auxiliar na identificação e mapeamento de problemas enfrentados durante o exercício profissional, perante os diversos órgãos e instâncias do Judiciário e da Administração Pública. Desenvolvida especialmente para inscritos nos quadros da entidade, o Radar OAB SP permite a inserção de informações que irão respaldar a atuação institucional. O aplicativo está liberado para os sistemas IOS e Android, e disponível para download na App Store e Google Play.

Para acessar todas as suas funcionalidades basta inserir no login os mesmos dados usados da Área Restrita do site da Ordem. Ao ingressar, o profissional clica na opção “Relatar problema”, seleciona o órgão onde o fato ocorreu, indica a cidade em que aconteceu o problema e adiciona breve descrição da situação. Com a confirmação das informações, o problema é registrado. O aplicativo vai orientar que, caso haja interesse em instaurar procedimento específico perante à Comissão de Direitos e Prerrogativas, é preciso encaminhar as informações também para o e-mail prerrogativas@oabsp.org.br.

O alcance da ferramenta contempla todos os municípios do Estado, fornecendo aos advogados e advogadas, estagiários e estagiárias, bem como os profissionais com inscrição suplementar na Seção São Paulo, um mecanismo por meio do qual podem registrar e relatar as eventuais adversidades encontradas em todas as regiões.

Como acentua o presidente da Secional, Caio Augusto Silva dos Santos, em suas manifestações, “todo o empenho dessa gestão tem sido no sentido de encontrar soluções eficazes para os problemas enfrentados no exercício da Advocacia”. Por isso mesmo, a iniciativa do novo aplicativo com funcionalidades de fácil apreensão é bem-vindo.

Já o presidente da Caixa de Assistência da Ordem paulista, a CAASP, Luís Ricardo Vasques Davanzo esclarece que “o Radar OAB SP traz importante avanço estratégico para detecção e solução dos problemas enfrentados pela Advocacia no seu dia a dia. É um modelo de utilização da tecnologia em prol da classe. Parabenizo todos que trabalharam pela sua concretização, especialmente o conselheiro federal Alexandre Ogusuku, autor da iniciativa”.

Por seu lado, o conselheiro federal por São Paulo e presidente da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia, Ogusuku, conta que “a ideia do aplicativo nasceu em reunião que fizemos com os integrantes da Comissão de Prerrogativas da OAB SP, o presidente Leandro Sarcedo e a vice-presidente Ana Carolina Moreira Santos. A utilidade da nova ferramenta dependerá dos usuários, advogados e advogadas, que agora dispõem de um canal direto de comunicação com a Ordem paulista. Após o desenvolvimento e lançamento, a fase que se inicia será a mais desafiadora para convencer a Advocacia da importância do uso da nova ferramenta”.

Pela primeira vez na história da instituição, um aplicativo concentra todas as informações atualizadas e fornecidas pela própria Advocacia, sobre o cotidiano profissional. Periodicamente as informações gerarão relatórios e trarão dados, possibilitando a atuação inteligente da OAB São Paulo junto às autoridades.

“O Radar OAB SP dará um norte maior para a Ordem mapear e atuar estrategicamente com autoridades, repartições públicas ou judiciais, que sejam campeãs de problemas. Esses serão campeões de visitas e ações da OAB. É uma revolução porque quanto mais a Advocacia usar, mais a entidade terá munição e informação para resolver as questões de maneira estratégica e diretamente com a cúpula e estruturas gerenciais de cada um desses órgãos”, avalia a diretora-tesoureira da Ordem paulista, Raquel Elita Alves Preto.

Confira o tutorial completo:

Google Play – https://bit.ly/34cZ0RG
Apple Store – https://apple.co/3kf1tAi